Pule, Kim Joo So: Uma história incrível inspirada em dramas coreanos | Resenha

Oi gente, tudo bem?

Bom, eu ando numa vibe bem oriental ultimamente, e depois de começar a estudar japonês, voltar a assistir animes, ler mangás e começar a fazer cosplay, acabei mergulhando também no kpop, nos doramas e na cultura coreana.

Foi aí que conheci a Gaby Brandalise, que tem um canal no youtube que eu adorei logo de cara! O primeiro vídeo dela que eu assisti na verdade foi sobre Rurouni Kenshin (o que já me fez amar essa mulher, já que eu adoro o anime e o mangá, e já fiz cosplay do Kenshin também!).

Aí eu descobri que ela falava de Kpop (que na época eu tava começando a escutar e curtir) e por causa dela conheci o SHINee, que hoje é meu segundo grupo de kpop favorito. Mas além de tudo isso, a Gaby também é escritora e fala sobre escrita no canal dela. As dicas são muito boas e os vídeos dela são muito bem feitos. Eu amo o jeito como ela se expressa, e quando soube que ela estava lançando um livro baseado em dramas coreanos eu fiquei muito animada pra ler! Já tinha comprado o livro logo que saiu a pré-venda.

Então, toda essa introdução foi só pra você entender o motivo de eu estar fangirling as fuck sobre esse livro – que além de tudo superou minhas expectativas. Eu fiz a resenha em vídeo, então você pode assistir se quiser. Mas se você prefere ler a resenha, ela vai estar logo abaixo. O conteúdo é o mesmo, você escolhe:

 

Resenha escrita:

Hoje eu vou falar do Pule Kim Joo So, o livro maravilhoso da Gaby Brandalise inspirado em dramas coreanos – e porquê você precisa ler ele!

Pra começar, os dramas coreanos são tipo as novelinhas ou séries produzidas por lá e são conhecidos como doramas. E não existem apenas doramas coreanos. Praticamente toda série asiática é um dorama, então tem doramas coreanos, japoneses, chineses, tailandeses, enfim! E não é por se chamar drama que todos eles são dramáticos ou românticos, não! Tem doramas de todo tipo, pra todos os gostos.

Então agora que você sabe disso, vamos falar de Pule, Kim Joo So. Quem é Kim Joo So? De onde ele vai pular? O livro acaba em tragédia? Vamos ter muito clichê e um casalzinho apaixonado? Por que a protagonista não tá no título? Como um coreano e uma brasileira vão se comunicar? O que ele tá fazendo no Brasil? O que ela tá fazendo na Coréia? Como eles chegaram lá?

Bom, eu já aviso que pra não estragar a sua experiência eu não vou poder responder a maioria dessas perguntas. Mas calma, porque você ainda vai me agradecer por isso quando você tiver lendo o livro e descobrindo tudo isso sozinho. Eu só posso dizer que o Pule é muito mais do que um dorama em forma de livro.

A Marina, nossa protagonista, está numa situação não muito favorável na vida. Em bom português, ela tá na merda mesmo. Ela perdeu os pais, levou um calote da irmã, tem um chefe mala em um emprego que não é lá essas coisas e pra completar ainda leva uma surra do ex namorado regularmente, e não pode denunciar porque ele é policial e é encoberto por seus amigos policiais, e ameaça acabar com a vida dela se ela fizer a denúncia.

Por tudo isso você poderia achar que a Marina é uma mocinha indefesa, mas a nossa protagonista tá bem longe disso. Já no primeiro capítulo ela já mostra que é forte, corajosa e cheia de personalidade. O humor sarcástico dela também vai te conquistar logo de cara, mesmo quando ela se encontra nas piores situações.

A Marina trabalha no Aeroporto de Curitiba, onde a história começa, e ela acaba encontrando um belo rapaz oriental escondido no banheiro feminino do aeroporto. Logo ela percebe que ele é um fugitivo que tá sendo procurado pela segurança do aeroporto e o primeiro instinto dela deveria ser entregar o rapaz desconhecido e possivelmente perigoso, certo? Mas o que a Marina faz é ficar com pena e levar pra casa, literalmente.

Ela ajuda ele a fugir e esconde ele na casa dela, e mesmo sem saber nada sobre ele ela decide abrigá-lo e protegê-lo. Ela faz um esforço pra tentar se comunicar com ele e descobrir de onde ele é e o que aconteceu com ele, e aos poucos eles acham uma forma de se entender. O So passa a fazer parte da vida da Marina e consequentemente dos seus problemas, e os dois aí começam a criar alguns laços e desenvolver sentimentos um pelo outro.

Mas quando você tá ali, achando que tudo não vai passar de uma história gostosa de amor água com açúcar, o livro te surpreende com um ponto de virada que te deixa cheio de perguntas. Mas como assim? O que tá acontecendo aqui? Como eles foram parar lá? A autora vai mesmo resolver o problema de comunicação deles sem mais nem menos?

Você vai ficar instigado a continuar lendo, e cada novo capítulo vai trazer uma nova reviravolta e te surpreender cada vez mais. E no final, quando você descobre toda a trama bem amarradinha e tudo faz sentido, é simplesmente muito satisfatório.

Eu só posso dizer que Pule, Kim Joo So foi um livro surpreendente, que passou longe das minhas expectativas e me trouxe de verdade aquela sensação deliciosa de terminar o livro em uma sentada e dizer: que história maravilhosa! Se eu puder te dar um conselho: leia Pule Kim Joo So. É isso.

Pule Kim Joo So

Livro: “Pule, Kim Joo So”
Autora: Gaby Brandalise
Editora: Verus
208 páginas

Compre o livro na Amazon
Conheça o canal da Gaby Brandalise

 

Espero que tenham curtido a resenha! Se você ler o Pule, depois me conta o que achou! Beijos e até a próxima! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s