Quem você vai chamar? As Caça Fantasmas

Oi pessoas, como vão vocês?

Esse fim de semana eu fui no cinema assistir o novo filme dos Caça-Fantasmas. Ou melhor, As Caça-Fantasmas. Desde que foi anunciado, o filme foi bombardeado por críticas e ódio gratuito por trazer um remake com o elenco de protagonistas composto somente por mulheres. Seu primeiro trailer teve pouco mais de 270 mil likes contra mais de 950 mil deslikes, se tornando o vídeo com maior número de reações negativas da história do Youtube.

 

O primeiro filme da franquia foi lançado em 1984 e trazia um quarteto masculino de protagonistas formado por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis e Ernie Hudson. O roteiro divertido, os personagens carismáticos, o logotipo marcante, os efeitos especiais e a música tema bem grudenta fizeram com que o filme fosse um sucesso e se tornasse um clássico amado até hoje, tendo até mesmo um segundo filme lançado em 1989. Não há quem não reconheça a música tema quando ela toca, trazendo toda aquela nostalgia consigo. Eu não era nem nascida quando o primeiro filme foi lançado, mas o assisti diversas vezes na sessão da tarde quando era criança.

ghostbusters-image.jpgHarold Ramis, Ernie Hudson, Bill Murray e Dan Aykroyd (Ghostbusters, 1989)

Por vários motivos, nunca conseguiram reunir o elenco original para fazer um terceiro filme, e depois da morte de Harold Ramis, em 2014, meio que já não fazia sentido tentar essa reunião. Para trazer um remake desse filme, era necessário trazer alguma coisa nova, e o protagonismo feminino com certeza foi um ponto a favor. As novas personagens, além de trazerem a questão da representatividade das mulheres nas telas como cientistas e heroínas, também dão abertura a criação de novos enredos, novas histórias.

Não consegui absorver o motivo do desgosto com o novo quarteto, visto que são personagens novas, e não versões femininas dos personagens originais. Esses continuam lá, intocados e imaculados, e você pode rever os dois primeiros filmes quantas vezes quiser.  As críticas negativas tendo base apenas no gênero das protagonistas me fizeram ter ainda mais vontade de ver o filme. Melhor ainda que trazer protagonistas mulheres é trazer protagonista negra, protagonista gorda, protagonista com mais de 40 anos. Mulheres fortes, com personalidade, inteligentes, prontas pra ação, cheias de representatividade.

ascaçafantasmastopLeslie Jones, Melissa McCarthy, Kristen Wiig e Kate McKinnon (Ghostbusters, 2016)

O filme começa com Erin Gilbert (Kristen Wiig) descobrindo que o livro que ela escreveu sobre fantasmas junto com sua amiga Abby Yates (Melissa McCarthy) foi publicado e está sendo vendido pela internet. Temendo que esse livro afete sua credibilidade na carreira acadêmica, Erin vai a procura de Abby para pedir que ela tire o livro de circulação. Abby, porém, continua firme em suas pesquisas e experiências sobrenaturais, juntamente com a engenheira Jillian Holtzmann (Kate McKinnon).

maxresdefault

Acontece que Erin, Abby e Jillian acabam presenciando a aparição de um fantasma, e gravam um vídeo que acaba viralizando na internet. As três então, empolgadas com o que presenciaram, decidem formar um grupo de caça fantasmas. Elas alugam uma sede e contratam um secretário lindo, porém muito burro e trapalhão, interpretado por Chris Hemsworth – que aliás parece estar super confortável no papel, e arranca umas boas risadas do espectador. O personagem é uma clara inversão de papéis de gênero e uma crítica ao estereótipo da mulher-acessório-linda-e-burra, o que foi uma sacada muito legal e teve um resultado divertidíssimo.

ghostbusters_2016_image_004

Para completar o quarteto, a funcionária do metrô Patty Tolan (Leslie Jones) procura as Caça-Fantasmas após presenciar a aparição de um fantasma nos trilhos do metrô, e decide se juntar a elas. Patty conhece o metrô e a cidade de Nova York como ninguém, e também consegue um carro emprestado de seu tio para que elas possam carregar todo o seu equipamento, o que faz com que as cientistas a aceitem no grupo. Logo as quatro começam a atender chamados de aparições sobrenaturais, desenvolvem novos aparatos para combater os fantasmas e passam a desconfiar que haja alguma ligação entre todas essas atividades paranormais.

O filme é leve, divertido e cheio de boas sacadas, tiradas engraçadas e referências aos filmes anteriores. Em uma das cenas, elas chegam a fazer uma piada claramente baseada nas críticas machistas que o filme recebeu. Eu assisti o filme em 2D, porque no único cinema da minha cidade quase todos os filmes são dublados, e na única opção de sessão legendada de Caça-Fantasmas não tinha 3D. Mesmo assim, os efeitos especiais são bem legais e muito bem feitos, apesar de serem claramente inspirados nos efeitos do filme original.

ghostbusters-2016-cast-proton-packs-images-1024x513

O filme também faz um bom fan service ao trazer elementos clássicos do original, como o logotipo com o fantasminha, a trilha sonora icônica, o Geleia (Slimer, o fantasma que parece uma meleca verde) e até mesmo o Marshmellow Man, aquele que parece o bonecão da Michelin. E dando um pequeno spoiler aqui, três atores do quarteto original – Ernie Hudson, Bill Murray e Dan Aykroyd – dão o ar da graça em diferentes momentos no filme, quando você menos espera. Outra personagem das antigas também faz uma aparição, mas você vai ter que ver o filme pra saber.

Resumindo, o filme é um bom entretenimento, vai te fazer rir bastante e te deixar nostálgico, sem perder nada para os filmes originais. Vale a pena ver as Caça-Fantasmas. Quem você vai chamar? ❤

283746.jpg

E você, já viu o filme? O que achou? Me conta aqui nos comentários.

Beijos e até a próxima!
PS: Deixo vocês com essa ilustração linda da Kaol Porfírio:

13710428_1252438944789360_3268910645308494820_o

 

Anúncios

2 comentários sobre “Quem você vai chamar? As Caça Fantasmas

  1. Doida pra assistir esse filme! O original fez parte da minha infância, e a trilha sonora é pura nostalgia (80’s <3).
    Gostei muito da sua colocação sobre o quarteto de mulheres, Thally. Vai ter diversidade nos papéis principais sim!
    Beijos! 😉

    Curtido por 1 pessoa

  2. Particularmente eu acho que foi uma estratégia e meninas desta geração, o que não parece ruim, pelo contrário, pode apreciar esta história do passado filme dirigido. Eu acho que uma grande história, pois é uma nova versão de Ghostbusters merecia e tinha. A grande idéia era investir os jogadores e transformá-los em mulheres. A escolha do elenco é incrível. A crítica do Caça Fantasmas para que muitas coisas diferentes, pessoalmente, é uma boa versão, tem bons efeitos, agora podemos ver fantasmas com maior clareza e definição. O legado pode continuar por gerações.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s