Páscoa: Ovos, bombons e embalagens caseiras

Oi gente, tudo bem?

É páscoa! E como os ovos estão cada vez menores e mais caros, esse ano eu resolvi resgatar a tradição da minha família de fazer os ovos em casa! Minha mãe sempre fez ovos e bombons caseiros com todo o carinho pra nós, e como eu adoro fazer doces, adoro um bom DIY e também adoro economizar, foi a escolha perfeita!

SAMSUNG CSC

Comprei chocolate, M&M’s, mini ovinhos, e formas de ovos e bombons. Também usei doce de leite, bolacha picada, flocos de arroz e brigadeiro pra fazer alguns ovos recheados. Minha amiga Eve esteve aqui em casa me ajudando a fazer os ovos, e a gente gravou o processo. Ia sair um vídeo lindo, mas depois eu vi que várias partes ficaram faltando na gravação 😦 De qualquer forma, vou explicar nesse post como fiz, ok?

As forminhas são super baratas, menos de um real cada (comprei em lojas de itens para festas), e a gente encontra barras de 1kg de chocolate de boa qualidade entre 12 a 20 reais. Aqui em casa usei 1kg de chocolate preto e uma barra de 130g de chocolate branco. É importante na hora de comprar o chocolate ter certeza que não está escrito “fracionado” na embalagem, pois esse tipo de chocolate é bem mais gorduroso e ideal para bolos e coberturas, e não tem uma textura boa pra fazer ovos de chocolate.

DIY: Faça seus ovos em casa!

Derretendo o chocolate: Você primeiro corta o chocolate em pedaços pequenos, e depois pode derretê-lo colocando 1 minuto no microondas ou fazendo banho-maria no fogão. Nunca tente derreter o chocolate direto com a panela no fogo, porque ele vai queimar e você vai perder todo o chocolate! É importante derreter o chocolate por partes, porque a textura vai ficar ruim de trabalhar se ele endurecer novamente e voltar a ser derretido.

Temperatura do chocolate: O chocolate deve estar morno, quase frio, pra você começar a moldar os ovos. A temperatura ideal é quando você consegue colocar o chocolate nos lábios sem se queimar. Chocolate quente demais pode deformar a forminha e é difícil de moldar porque fica muito líquido. Frio demais, o chocolate volta a endurecer e também fica difícil de moldar.

Tudo em camadas: Com o chocolate na temperatura ideal, coloque uma colherada no fundo da forminha e espalhe com o verso da colher por toda a extensão da forminha, deixando uma camada fina. Não se preocupe com as falhas, porque serão cobertas nas camadas seguintes. Leve ao freezer por 10 minutos para endurecer, e depois retire e repita a operação para as próximas camadas. A quantidade de camadas vai depender da espessura que você quer que seu ovo tenha. Eu fiz 4 camadas nos meus, e eles ficaram com uma espessura mediana.

Desenformando os ovos: Depois de terminar as camadas, deixe gelar por 30 minutos pra ficar bem firme. Para desenformar, basta virar a forminha com cuidado de cabeça para baixo sobre uma tábua, e dar pequenas batidinhas com os dedos. Em geral os ovos soltam muito fácil! Se não estiverem soltando da forma com facilidade, você precisa retornar eles para o freezer mais alguns minutos. Não segure os ovos logo após desenformar, porque eles podem derreter com o calor da sua mão. Coloque em um prato e deixe eles ficarem na temperatura ambiente. Ah, e não se assuste: eles vão suar um pouco, é normal!

Escolhendo o recheio: Se você pretende rechear os ovos, pode fazer tanto um ovo trufado quanto um ovo de colher. Se for fazer trufado, não os desenforme antes! Você pode escolher o recheio que preferir: brigadeiro, doce de leite, branquinho/beijinho, nutella… as opções são muitas! Basta colocar dentro do ovo as camadas de recheio que você escolher. Também fica uma delícia colocar pedaços de bolacha ou biscoitos, picados ou triturados, amendoim, nozes, castanhas, flocos de arroz, e até pedaços de bolo! Para fazer o ovo trufado, depois de colocar o recheio, coloque mais uma camada de chocolate no final e volte ao freezer por mais uma hora pra ficar bem firme.

Estes aqui eram pequenos, e eu fiz que nem kinder ovo, com a parte de fora preta e a parte de dentro branca. No final enchi eles com mini ovinhos da M&M’s:

SAMSUNG CSC

Este ovo aqui foi trufado. O recheio escolhido para este ovo foi brigadeiro. Esse desenho no ovo foi feito com chocolate branco derretido e colorido com corante alimentício rosa. Coloquei num saquinho plástico, furei a pontinha e fui “desenhando” aleatoriamente na forminha vazia. Depois deixei endurecer no freezer por 15 minutos antes de fazer as camadas do ovo.

SAMSUNG CSCSAMSUNG CSC

Este aqui era um ovo médio, que recheei novamente com os mini ovinhos.

SAMSUNG CSCSAMSUNG CSC

Também fiz esses bombons recheados com doce de leite! O processo é o mesmo dos ovos, fiz primeiro as camadas de chocolate no fundo, depois coloquei o recheio e cobri com mais chocolate, deixando gelar no freezer a cada camada.

SAMSUNG CSCSAMSUNG CSC

Esse “ovo” em formato de coração eu fiz pro meu namorado. Ele é trufado, e o recheio foi uma camada de brigadeiro, uma camada de doce de leite e o fundo com chocolate e flocos de arroz. Ficou uma delícia! Fiz outro ovo parecido também, misturando pedaços de bolacha triturada no doce de leite.

SAMSUNG CSC

Outra coisa legal que fiz foram esses ovinhos. Guardei as cascas dos ovos de galinha durante a semana, cuidando pra abrir com um buraquinho na base, lavando bem as cascas por dentro e por fora e deixando secar no sol. Depois tingi mergulhando cada ovo em um copo com água e corante alimentício por 10 minutos, e secando no forno por mais 5 a 10 minutos. Enchi com M&M’s e colei uma forminha de docinho pra fechar. Ah, também já ensinei aqui no blog como fazer essa cestinha de palitinhos de picolé!

SAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSC

Usei as cestinhas de palitinhos e cachepôs de papelão que eu já tinha em casa pra fazer os pacotinhos de presente. Enrolei os ovos em papel alumínio e depois em papel celofane. Esse celofane furtacor é lindo demais, o meu preferido, dá um efeito incrível!

SAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSCSAMSUNG CSC

Uma Feliz Páscoa pra você e sua família!

Beijos, e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s